ANDES repudia Plataforma Colaborativa de Professores por Demanda

Nesta quinta-feira (13), a diretoria do ANDES-SN emitiu uma Nota de Repúdio à Plataforma Colaborativa de Professores por Demanda: contra a uberização do trabalho docente. Na nota, a diretoria se manifestou contra a tentativa de startup “Edtech Prof-e Inovação em Educação” de implementar um aplicativo para contratação de professore(a)s de maneira mais informal e flexível. “O professor(a) deixa de ter direitos, como férias, décimo terceiro salário, remuneração pela preparação das aulas, garantias trabalhistas, etc.”

Segundo a diretoria, a empresa “não demonstra nenhuma preocupação em assegurar direitos para o professor(a) que utilizar a plataforma”. Também denuncia a naturalização do Ensino à Distância, que isola a atividade docente da realidade escolar e do trabalho de outro(a)s educadore(a)s da mesma instituição.  Acrescenta que tomará ações cabíveis junto de outras entidades contra mais essa tentativa de mercantilização da educação e de exploração do trabalho docente.

Fonte: ANDES-SN