ANDES repudia declarações irresponsáveis de Weintraub sobre suspensão das aulas

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO SOBRE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)

A Diretoria do ANDES-SN vem a público manifestar seu repúdio às declarações irresponsáveis do Ministro da Educação, que, em vídeo postado nas suas redes sociais no dia 17 de março, critica a decisão de governadore(a)s, prefeito(a)s e reitores(a)s em suspender as aulas das instituições públicas de ensino, apontando-a como “precipitada”. Afirma, ainda – arvorando-se como se fosse uma autoridade sanitária, que estudantes de cursos da área da saúde voltem às aulas, para valer de seu trabalho no combate à pandemia do novo coronavírus no Brasil.

O(A)s estudantes, ainda em processo de formação, não estão preparado(a)s para as tarefas que cabem à(o)s profissionais da saúde. Além do extremo desrespeito que isso representa à vida da população e desse(a)s estudantes, essa sugestão mascara a falta de investimento no SUS, que necessita, mais do que nunca, de investimentos públicos para, entre outras questões, contratação de profissionais da saúde e garantia de equipamentos de proteção individual e insumos, para dar conta das demandas sanitárias, intensificadas no quadro da pandemia. A vigência da EC no 95, chamada de “Teto dos Gastos”, é um elemento central no processo de sucateamento dos serviços públicos, em especial da saúde e da educação.

As declarações de Weintraub se alinham às ações diversionistas, irresponsáveis e anticientíficas propagadas por Bolsonaro e pela extrema direita, que debocham da população. Essas atitudes custarão muitas vidas da classe trabalhadora.

O ANDES-SN reafirma seu compromisso com a Saúde e a Educação públicas de qualidade, que demandam o investimento público! Em defesa do SUS! Pela revogação da EC-95!

Brasília (DF), 18 de março de 2020.

Diretoria do ANDES-SN